Blog Layout

Camila Cambiaghi • 17 de outubro de 2022

Durante o climatério, fase da vida da mulher que se inicia por volta dos seus 40 anos, incluindo a transição menopausal e a menopausa propriamente  dita, a mulher tem desafios  causados pela queda de todos os hormônios, principalmente o estrogênio,  testosterona e progesterona .


Queixas de cansaço, desânimo, oscilação  no ciclo  e no fluxo menstrual, variação de humor,  irritabilidade, falta de libido  e piora da qualidade do sono fazem parte do quadro. 


O hipoestrogenismo, diminuição do estrogênio, leva ainda a duas consequências marcantes dessa fase sendo os fogachos e a secura vaginal


Com o passar dos anos não só nossa pele envelhece e perde colágeno, a queda de estrogênio causa uma alteração  na vagina e na vulva  alterando a lubrificação, a vascularização, a elasticidade e colágeno, levando a  síndrome urogenital. 


Neste quadro, a mulher sente a vagina seca e dores nas relações, podendo comprometer sua qualidade de vida.


Muitas pacientes também apresentam incontinência urinária e infecções de urina e gestuais, o que contribui ainda mais para piora da qualidade de vida  dessa mulher e perda da autoestima. 


Inclusive as mulheres que passam por menopausa precoce podem sofrer com os mesmos problemas pela falta de estrogênio. 


Mas isso não é uma sentença, existem sim,  tratamentos que podem melhorar muito a qualidade de vida dessa mulher, como as opções terapêuticas!


Conheça o Laser Vaginal

O laser vaginal é uma técnica bem difundida , liberada pela ANVISA e pelas sociedades médicas.


O tratamento consiste na aplicação do laser intravaginal e na região externa da vagina de forma praticamente indolor, com objetivo de restaurar o tecido da vagina arca a ação do sistema de laser de co2 fraccionado específico para parede vaginal. 


Essa fonte de energia estimula a produção de colágeno, aumenta a vascularização local, melhorando a mucosa e assim  os sintomas da região, tratando o ressecamento e a incontinência urinária. 


Esse procedimento ajuda no rejuvenescimento das camadas mais profundas da vagina e da vulva


São recomendadas 3 ou mais sessões de até 15  minutos, os resultados podem ser vistos rapidamente, o procedimento é realizado no consultório com anestésico local e indolor. 


Os principais benefícios incluem:

  • Melhora da lubrificação
  • Melhora da elasticidade da vagina
  • Melhora da sensibilidade durante   relação sexual
  • Melhora na dor nas relações (dispareunia)
  • Melhora da libido
  • Diminuição das infecções genitais e das infecções de  urina 
  • Menor perda de urina
  • Melhora a estética da vulva (rejuvenescimento da vulva)


O que pode causar a secura vaginal?

É durante o climatério, fase da vida da mulher que se inicia por volta dos seus 40 anos, e na menopausa propriamente dita,  que a mulher tem desafios  causados pela queda de hormônios, principalmente estrogênio  e testosterona.


E com  o passar dos anos, não é só nossa pele que envelhece e perde colágeno. A queda de estrogênio causa alteração  na vagina e na vulva, tornando-se  menos elástica, mais fina, seca,  e sem lubrificação,  levando a  síndrome urogenital, situação onde a mulher sente a vagina ressecada, se queixa de dor  e desconforto na relação sexual. Outros sintomas incluem:


  • Ardência ou/com sensação de areia na vagina;
  • Uma secreção amarelada na vagina;
  • Coceira na vagina e na vulva; 
  • Vagina encurtada e estreitada; 


Na síndrome urogenital a paciente também sofre com a incontinência  urinária e apresentam infecções de urina e genitais de repetição, dor ao urinar e frequência para ir ao banheiro.


Inclusive as mulheres que passam por menopausa precoce podem sofrer com os mesmos problemas pela falta de estrogênio.


Algumas  mulheres  podem ter vergonha de procurar tratamento, nem sempre se sentem à vontade em  expor para seu médico  sobre sua vida sexual e está difícil ter relação. E é comum terem sua vida conjugal  afetada por isso.


Secura vaginal tem tratamento!

Mas isso não é uma sentença, nenhuma mulher precisa viver assim para sempre.  Há  sim,  tratamentos que podem melhorar muito a qualidade de vida dessa mulher.


Existem opções terapêuticas  hormonais como  a terapia hormonal local e a terapia hormonal sistêmica, seja por meio de gel adesivo e implantes hormonais. 


Esses tratamentos, além de  melhorarem significativamente  a secura na vaginal, melhoram os fogachos, devolvem a disposição, a libido, e melhoram a massa óssea e muscular.


Mas para aquelas  mulheres que não há melhora com esses tratamentos, ou  pacientes  com contra indicação para o  uso de hormônios como, por exemplo no câncer de  mama ou que simplesmente não querem usar  o homônimo, há a opção de tratamentos  extremamente eficientes como laser vaginal de co2. 


O laser vaginal é uma técnica bem difundida, liberado pela ANVISA e pelas sociedades


Como funciona o Laser vaginal?

O tratamento consiste na aplicação do laser intravaginal e na região externa da vagina, com objetivo de restaurar o tecido da vagina  e vulva


A ação do sistema de laser de co2 fracionado específico para parede vaginal , estimula a produção de colágeno aumenta a vascularização local, melhorando a mucosa, e tratando o ressecamento e a incontinência urinária. 


São três secções  de mais ou menos  15 minutos com intervalo de um mês entre cada uma, podendo em alguns casos necessitar de uma sessão adicional.  E realizado no consultório com anestesia local e indolor 


Além de ser muito satisfatório! Após a primeira sessão às pacientes  já refere melhora da dor na relação e das queixas de perda urinária. 


O laser, assim como no rosto, recupera o colágeno e ajuda no rejuvenescimento das camadas mais profundas da vagina e da vulva, devolvendo a elasticidade, umidade, além de proporcionar aspecto mais jovem da vulva e da vagina.


Mas  o melhor benefício desse método é a melhora funcional e não só estética. As pacientes apresentam melhora da autoestima e assim ocorre uma mudança na qualidade de vida global da mulher.


E como sempre alerto, o acompanhamento profissional para esses casos é indispensável! Consulte sempre um médico de confiança.

pólipos endometriais
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Saiba mais sobre os pólipos endometriais, lesões benignas que podem causar sangramento uterino anormal e infertilidade.
mioma uterino
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Quer entender tudo sobre os miomas uterinos? Confira este conteúdo e saiba mais sobre essa condição que afeta diversas mulheres em idade reprodutiva
tratamento para mioma uterino
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
O tratamento para miomas uterinos depende de diversos fatores e de questões pessoais de cada paciente, como o desejo de engravidar. Saiba mais!
laser para incontinencia urinaria
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Descubra como o laser ginecológico pode ajudar a tratar a incontinência urinária.
laser vaginal na menopausa
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Descubra como o laser vaginal pode colaborar com o rejuvenescimento e melhorar a saúde íntima na menopausa. Acesse o artigo e saiba mais!
DIU para de menstruar
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Quem usa DIU para de menstruar? Isso é um mito ou verdade? A resposta para essa pergunta é: quem usa determinado tipo de DIU tem a possibilidade de parar de menstruar. Saiba mais aqui!
odor vaginal
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Entenda as causas do odor vaginal e quando se torna preocupante. Descubra os sintomas e quando buscar ajuda médica para o tratamento adequado.
Candidíase de repetição
Por Camila Cambiaghi 10 de julho de 2023
Candidíase vaginal: sintomas, causas e tratamentos. Descubra como lidar com essa condição com antifúngicos, cuidados e até tratamento a laser.
controle da menopausa
Por Camila Cambiaghi 18 de outubro de 2022
Sem dúvida alguma, a terapia hormonal em pacientes que não tem contra indicação é a opção terapêutica para os alívios dos sintomas da menopausa.
alimentação e menopausa
Por Camila Cambiaghi 10 de outubro de 2022
Nessa fase, pelo desequilíbrio hormonal, as quedas de estrogênio, testosterona e progesterona, além da alteração do metabolismo, existe uma propensão enorme da mulher acumular gordura na região abdominal.
Mais Posts
Share by: