Climatério e Menopausa

Climatério

ou Menopausa

O que é?

A menopausa,  que é a suspensão definitiva da menstruação após 12 meses de sua  ausência,  ocorre, geralmente, entre os 40 e 55 anos (Mas, em alguns casos, é possível que ela ocorra de maneira precoce, atingindo mulheres ANTES de 40 anos), sendo um evento do Climatério, etapa em que há a transição da fase reprodutiva para não reprodutiva. Durante esse momento de vida, há uma queda importante de estrogênio, testosterona e outros hormônios na mulher.

Nesse período, surgem os sintomas de fogachos, oscilações de humor, secura vaginal, diminuição de libido  e também alterações no ciclo menstrual.

A Loucura do

Climatério

Névoa ou Nevoeiro no Climatério e Menopausa

Assista o vídeo

Por Que Sangramos Tanto No Climatério?

Menopausa ou Gravidez? Como Diferenciar os Sintomas

Assista o vídeo

Fertilidade e Climatério: Qual as Chances de Gravidez?

Menopausa: Identifique as Mudanças em Seu Corpo

Climatério:

Entenda o que é

Menopausa Precoce:

Descubra os Sintomas e Sinais

4 Sintomas que podem indicar a Pré-Menopausa

Terapias Hormonais voltadas à saúde das mulheres para Tratamento do Climatério

Assista o vídeo

A Menopausa pode causar ressecamento?

Assista o vídeo

Ganho de peso na Menopausa: Entenda os motivos!

Tratamento do Climatério e Menopausa com implantes hormonais

Assista o vídeo

Climatério: entenda o que é

5 Dicas para aliviar os sintomas da Menopausa

Assista o vídeo

*Vídeo de caráter informativo e não há nenhuma questão de conflito de interesse com laboratórios.

Sintomas

Dentre os sintomas mais comuns que podem ocorrer durante o período de climatério e menopausa:

• Fogacho;
  • Enxaqueca;
  • Sensação de inchaço no corpo;
  • Alterações de humor;
  • Diminuição da libido.
  • Secura vaginal.

A longo prazo, é possível que alguns outros problemas sejam desenvolvidos por conta da queda de hormônios, como por exemplo a atrofia urogenital, que causa o afinamento da mucosa vaginal, causando dor durante a relação sexual. Outra doença comum é a osteoporose e até mesmo problemas cardiovasculares.

Tratamentos

O climatério e menopausa são eventos naturais e inevitáveis e, portanto, não possuem  cura. No entanto, existem meios de minimizar os efeitos causados no corpo da mulher, ajudando a aliviar os sintomas que podem ser de alta ou baixa intensidade.

O
tratamento de reposição hormonal, quando não contraindicado, é uma das opções. É um tratamento que consiste na reposição dos hormônios que entraram em declínio, ajudando nos sintomas causados e devolvendo a qualidade de vida à essa mulher.

Também é importante que a paciente adote hábitos saudáveis em seu dia a dia, consumindo alimentos de verdade, fazendo exercícios físicos e diminuindo o uso de tabaco e bebidas alcoólicas.

Em qualquer situação, é imprescindível o acompanhamento próximo de uma médica ginecologista responsável, que fará uma série de exames e uma análise aprofundada para prescrever o melhor tratamento para o seu caso.

Principais Dúvidas

• Como sei que estou na menopausa?

O diagnóstico é feito de maneira clínica e durante a consulta com o ginecologista. Após a interrupção da menstruação por 12 meses, chegamos a um diagnóstico.

• O que é fogacho?

As ondas de calor da menopausa costumam ser uma sensação de calor, transpiração e rubor da pele, principalmente na face. Mas podem ocorrer em qualquer região do corpo. Surgem  por uma desregulação no nosso mecanismo de controle térmico, causada pela  queda acentuada  dos níveis circulantes de estrogênio. Podem ocorrer  várias vezes por dia e muitas reclamam dos calores antes de dormir, atrapalhando o sono e causando insônia. As pacientes que mais sofrem com essa queixa são as tabagistas, sedentárias e obesas.

• Tem tratamento para os calores?

Sim. As terapias hormonais voltadas à saúde feminina é uma delas aliada a outros tratamentos que devolvem a qualidade de vida.

Camila Cambiaghi

Ginecologista e Obstetra • CRM: 120.858

Sou médica ginecologista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Fiz residência em Ginecologia e Obstetrícia e também de Medicina Fetal na Santa Casa de São Paulo.

Entendo que um cuidado completo vai muito além do consultório. Por isso, busco mostrar para minhas pacientes que elas podem contar comigo durante toda sua trajetória, dentro e fora de sala. Quero ser para elas uma médica amiga que ampara, respeita as escolhas, ajuda no processo de autoconhecimento e amor próprio e mostra que ela é um ser humano livre e poderoso que tem todo domínio sobre suas escolhas.