Blog Layout

Camila Cambiaghi • 18 de outubro de 2022

Sem dúvida alguma, as terapias hormonais voltadas à saúde da mulher em pacientes que não tem contra indicação é a opção terapêutica para os alívios dos sintomas da menopausa. 


Mas, além disso, o que você pode fazer para o alívio dos sintomas?


Conheça 5 ações para controlar os sintomas da menopausa

1- Alívio das ondas de calor

Tente identificar o que desencadeia suas ondas de calor. Para muitas mulheres, os gatilhos podem incluir bebidas quentes, cafeína, alimentos condimentados, álcool, estresse, clima quente e até mesmo um quarto quente. Faça atividade física  isso ajuda muito


2- Diminua o desconforto vaginal

Experimente um lubrificante vaginal  durante a relação ou use hidratantes vaginais durante a semana . Exercidos de fisioterapia pélvica podem ajudar nas perdas urinárias causadas pela secura vaginal


3- Sobre o sono 

Evite a cafeína, que pode dificultar o sono, e evite beber muito álcool, que pode interromper o sono. Exercite-se durante o dia, embora não antes de dormir. 


4- Pratique técnicas de relaxamento. Coma uma dieta balanceada. 

Não fume. 


Fumar aumenta o risco de doenças cardíacas, derrame, osteoporose, câncer e uma série de outros problemas de saúde. Também pode aumentar as ondas de calor e provocar uma menopausa precoce.


5- Exercite-se regularmente. 

Praticar exercícios de forma regular é uma excelente estratégia para a queima de gorduras, além de melhorar o humor na menopausa. A prática de atividades físicas também traz benefícios relacionados a diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos e combate as mudanças bruscas de humor.


Mas afinal, quem pode realizar terapias hormonais para saúde feminina? 

Costumo dizer que desde que não haja nenhuma contra indicação a terapias hormonais femininas  (como, por exemplo, o câncer de mama,  que é uma das contra indicações do uso de hormônios) e  desde que a paciente queira realizar tratamento hormonal, (pois algumas mulheres simplesmente não querem usar hormônios) ela se beneficiaria com o uso dos hormônios para o alívio dos sintomas.


Existem 4 indicações clássicas para o uso de terapias hormonais voltadas à saúde da mulher:

Fogachos, para secura vaginal, tratamento de osteoporose e nos casos de menopausa precoce. 


Mas não existem dúvidas de que há outros benefícios à saúde da mulher, como melhora da libido,  da disposição e dos sintomas depressivos, da memória , da melhora da massa muscular


As terapias hormonais para saúde da mulher tem hora para começar, mas não tem hora para terminar!

O ideal é que ela seja iniciada assim que os primeiros sintomas apareçam e incomodem a paciente e no máximo, seja iniciada até 10 anos após menopausa. 


As terapias hormonais para saúde feminina realizadas com estrogênio têm um papel importante na melhora dos calores, na saúde vaginal e óssea, além de comprovadamente serem aliadas na saúde cardiovascular. Elas podem ser administrado pela via oral, mas a via preferencial é a transdérmica, através de gel, por exemplo, e/ou pela via subdérmica, como implantes e pellets hormonais 


As mulheres com útero (pois algumas podem ter realizado histerectomia previamente por algum motivo durante a sua vida)  precisam realizar ainda o uso de uma progesterona para proteção do útero. Essa proteção também pode ser realizada através do diu hormonal. 


Mais um hormônio a ser combinado com os tratamentos hormonais e a testosterona, que tem importantíssimo papel na libido feminina , na qualidade do sono.


Principais funções da testosterona na mulher:

  • Aumento e manutenção da massa muscular;
  • Diminuição da gordura corporal;
  • Melhora no desempenho sexual e na libido;
  • Avanço no desempenho cognitivo;
  • Melhor condicionamento da estrutura óssea;
  • Proteção cardiovascular.


Pode ser administrada pela via transdérmica, por gel e também através de implantes hormonais 


A menopausa é uma fase extremamente importante na vida da mulher, portanto, ela deve ser acompanhada por profissionais durante todo este período. Consulte sempre um médico de confiança.

pólipos endometriais
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Saiba mais sobre os pólipos endometriais, lesões benignas que podem causar sangramento uterino anormal e infertilidade.
mioma uterino
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Quer entender tudo sobre os miomas uterinos? Confira este conteúdo e saiba mais sobre essa condição que afeta diversas mulheres em idade reprodutiva
tratamento para mioma uterino
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
O tratamento para miomas uterinos depende de diversos fatores e de questões pessoais de cada paciente, como o desejo de engravidar. Saiba mais!
laser para incontinencia urinaria
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Descubra como o laser ginecológico pode ajudar a tratar a incontinência urinária.
laser vaginal na menopausa
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Descubra como o laser vaginal pode colaborar com o rejuvenescimento e melhorar a saúde íntima na menopausa. Acesse o artigo e saiba mais!
DIU para de menstruar
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Quem usa DIU para de menstruar? Isso é um mito ou verdade? A resposta para essa pergunta é: quem usa determinado tipo de DIU tem a possibilidade de parar de menstruar. Saiba mais aqui!
odor vaginal
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Entenda as causas do odor vaginal e quando se torna preocupante. Descubra os sintomas e quando buscar ajuda médica para o tratamento adequado.
Candidíase de repetição
Por Camila Cambiaghi 10 de julho de 2023
Candidíase vaginal: sintomas, causas e tratamentos. Descubra como lidar com essa condição com antifúngicos, cuidados e até tratamento a laser.
secura vaginal
Por Camila Cambiaghi 17 de outubro de 2022
Durante o climatério, fase da vida da mulher que se inicia por volta dos seus 40 anos, incluindo a transição menopausal e a menopausa propriamente dita, a mulher tem desafios causados pela queda de todos os hormônios.
alimentação e menopausa
Por Camila Cambiaghi 10 de outubro de 2022
Nessa fase, pelo desequilíbrio hormonal, as quedas de estrogênio, testosterona e progesterona, além da alteração do metabolismo, existe uma propensão enorme da mulher acumular gordura na região abdominal.
Mais Posts
Share by: