A menopausa é considerada precoce quando a menstruação e as ovulações cessam com menos de 40 anos!
Muitas mulheres não sentem sintoma algum, e acabam descobrindo que estão menopáusicas, pois não conseguem engravidar, o que pode ser devastador.
Entre os principais sintomas da menopausa precoce, estão:
Isso não é normal!
Quando se entra na menopausa aos 35 anos, a condição é considerada precoce e necessita de acompanhamento.
Cuidados e tratamentos hormonais, salvo casos em que há contraindicação.
Mulheres com menopausa precoce além do sofrimento da dificuldade em engravidar, enfrentarão um longo período sem os efeitos do estrogênio (o hormônio que cai drasticamente na menopausa), sendo importante prestar atenção nos riscos cardiovasculares e na osteoporose.
Por isso, o estímulo ao estilo de vida o mais saudável possível é imprescindível, além do uso de terapia hormonal (se não houver contra indicação).
Cerca de uma em cada 1.000 mulheres atinge a menopausa antes dos 30 anos.
Algumas causas possíveis incluem:
Causas desconhecidas – na grande maioria dos casos (60%), a causa não pode ser encontrada. Isso é conhecido como menopausa prematura idiopática.
Condições autoimunes – cerca de 10 a 30 por cento das mulheres afetadas têm uma doença autoimune, como hipotireoidismo, doença de Crohn, lúpus eritematoso sistêmico ou artrite reumatoide.
Condições genéticas – cerca de 5 a 30 por cento das mulheres com menopausa precoce ou prematura têm um parente feminino afetado, o que sugere uma ligação genética.
As condições genéticas que podem levar à menopausa precoce ou prematura incluem:
Galactosemia – é quando o corpo não consegue converter a galactose de carboidratos em glicose. Pensa-se que a galactose não convertida pode ser tóxica para os ovários, condições caracterizadas por problemas enzimáticos, como hiperplasia adrenal congênita.
Síndrome de Turner – essa anormalidade cromossômica pode causar menopausa precoce, mas isso geralmente é evidente antes da puberdade, Pré-mutação do X frágil.
Infecções virais – a evidência é inconclusiva, mas, acredita-se que uma infecção viral, como caxumba ou citomegalovírus, possa desencadear a menopausa prematura em algumas mulheres.
Em meu canal do YouTube falo mais sobre esse e outros assuntos,
acesse já e confira!
Esse conteúdo tem caráter meramente educativo e não substitui uma consulta médica.
Agende uma consulta através dos botões abaixo ou preencha o formulário a seguir com suas dúvidas e nossa equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Rua Abílio Soares, 1111
São Paulo, SP
(11) 3057-3003Obrigado pela mensagem!
Responderemos assim que possível.
Parece que houve um erro. Por favor tente novamente mais tarde.
Responsável Técnico: Dra. Camila de Grande Cambiaghi Boaventura • CRM: 120.858
Desenvolvido por Future Marketing Médico