Implante Hormonal

Implante Hormonal


O que é?

O implante hormonal é um método de tratamento para algumas doenças ginecológicas. Pode ser através  de um tubinho feito de silástico, inerte ao organismo e que não é absorvido e  que mede, em média, 3 cm a 5 cm. Esse tubinho é preenchido por hormônios que caem na corrente sanguínea de maneira controlada e segura.  Ou ainda o implante pode ser absorvível, sem estar dentro de um tubo de silástico ,nao sendo necessária a sua retirada .


Os implantes hormonais podem ser  inseridos no braço ou na região glútea, sob anestesia local por um profissional devidamente qualificado. A escolha de qual tipo de implante será inserido e em qual lugar depende de cada paciente e da experiencia de cada médico


São indicados para anticoncepção e podem ser possíveis tratamentos para doenças ginecológicas como nas pacientes com hemorragias uterinas, cólicas menstruais, endometriose e adenomiose, além de um grande aliado durante o climatério.


Como qualquer outro tratamento, o implante hormonal deve ser indicado pelo seu médico, que após uma consulta individual e detalhada, indicará se é a melhor opção de tratamento.



O procedimento é restrito a pacientes que possuam defasagem hormonal clinicamente diagnosticada, sendo vedado o uso para meros fins estéticos.


Implanon: Tudo O Que Você Precisa Saber 

Os implantes anticoncepcionais são um método de controle de natalidade de longo prazo! Assista o vídeo e informe-se sobre os benefícios e possíveis efeitos colaterais desse método anticoncepcional! Lembrando que esse vídeo tem caráter meramente educativo e não substitui uma consulta médica.

Assista o vídeo

Implantes Hormonais: Entenda o Tratamento

Assista o vídeo

Implantes Hormonais: Absorvíveis x Inabsorvíveis

Assista o vídeo

Implantes Hormonais na Menopausa

Assista o vídeo

*Vídeos de caráter informativo e não há nenhuma questão de conflito de interesse com laboratórios.

Para quem o implante hormonal pode ser indicado?

Um amplo grupo de mulheres pode se beneficiar com o uso de implantes.


Durante o climatério e menopausa, tratando os sintomas causados pela queda de estrogênio e testosterona, devolvendo a qualidade de vida à essas mulheres. 


Na  anticoncepção, sendo um método cômodo para aquelas pacientes que não toleram pílula, queixam-se da queda da libido pelo uso do anticoncepcional oral ou se esquecem de tomar e preferem a praticidade.


Mulheres que sofrem  com TPM  também podem se beneficiar com esse tratamento. Pacientes com diagnóstico de endometriose, adenomiose ou que apresentem cólicas menstruais ou sangramento excessivo na menstruação percebem melhora desses sintomas quando usam implantes hormonais


Existem implantes de diferentes tipos de hormônios, que são usados conforme a indicação de cada paciente. Cada paciente tem um quadro específico de sintomas e, portanto, merece uma combinação de hormônios feita exatamente para ela, individualizada.


Os hormônios são prescritos pelo seu médico que, após uma consulta detalhada, exame físico e avaliação de exames, indicará a melhor opção de tratamento.


Os implantes hormonais devem ser utilizados apenas em caso de defasagem hormonal específica, sendo absolutamente vedada o uso para meros fins estéticos.


Agende uma Consulta

Como é feito o procedimento?

Os implantes hormonais são feitos de um tubo de silicone que mede cerca de 3cm a 5 cm. Sua aplicação sob a pele é feita com anestesia local, em consultório médico. O procedimento é simples e não há necessidade de pontos. Os implantes podem ser colocados e glútea, e esse procedimento é indolor. Sua duração gira em torno de 6 a 12 meses.


Agende uma Consulta

Principais Dúvidas


  • Quanto custa o implante hormonal?

    Como a prescrição dos implantes é feita de maneira totalmente individualizada e personalizada, só é possível informar após consulta médica.


Camila Cambiaghi

Ginecologista e Obstetra • CRM: 120.858


Sou médica ginecologista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Fiz residência em Ginecologia e Obstetrícia e também de Medicina Fetal na Santa Casa de São Paulo.


Entendo que um cuidado completo vai muito além do consultório. Por isso, busco mostrar para minhas pacientes que elas podem contar comigo durante toda sua trajetória, dentro e fora de sala. Quero ser para elas uma médica amiga que ampara, respeita as escolhas, ajuda no processo de autoconhecimento e amor próprio e mostra que ela é um ser humano livre e poderoso que tem todo domínio sobre suas escolhas. 

Agende uma Consulta
Share by: