Quem usa DIU para de menstruar? Isso é um mito ou verdade?
Camila Cambiaghi • 12 de julho de 2023

A resposta para essa pergunta é: quem usa determinado tipo de DIU tem a possibilidade de parar de menstruar. E isso pode ser verdade. Em primeiro lugar, vamos esclarecer que os DIUs podem ter ou não hormônios; que os DIUs não hormonais, como os de cobre e cobre com prata, não vão causar a interrupção da menstruação, muito pelo contrário, podem inclusive aumentar o fluxo.


E quanto aos DIUs hormonais?
 

Tanto m*rena quanto Kyleena contêm uma progesterona sintética chamada levonegestrol porém em quantidades diferentes - o m*rena tem uma quantidade de hormônio maior, com 52 mg de levonorgestrel e kyleena menor quantidade, com 19,5 mg. O m*rena além de ser um método anticoncepcional também pode ser indicado para tratamento de controle de sangramentos uterinos em grandes quantidades.


Mas mesmo o m*rena não garante de maneira alguma a ausência completa da menstruação para todas as pacientes. Há sim mulheres que deixam de menstruar e há aquelas que mantêm um fluxo menstrual Por isso a decisão de se optar pelo dispositivo intrauterino, a escolha de qual tipo está vinculada a uma consulta com profissional médico, exames laboratoriais, exames de imagem e disponibilidade de todas as informações para que a paciente se sinta segura ao escolher o uso do DIU em seu caso específico.

 

 mesmo que em quantidade muito menor. E há ainda uma fase de adaptação inicial, em que as pacientes relatam uma irregularidade menstrual, pequenos escapes principalmente nos primeiros meses após a inserção. 


Mesmo usando DIU, o uso de preservativos nas relações íntimas é necessário?

Sim! O DIU, independentemente de ser hormonal ou não hormonal, é uma excelente opção contraceptiva com índices de falhas pequenos. Mas não protege de nenhuma doença sexualmente transmissível. Por isso, para evitar essas doenças ainda é necessário uso de preservativos.


Quer saber mais sobre saúde feminina? Não deixe de
acompanhar o nosso blog e seguir a Dra. Camila Cambiaghi no Instagram.



* Nome real alterado devido a politicas do Google

diu mirena e menopausa
Por Camila Cambiaghi 6 de janeiro de 2026
É possível estar com o DIU Mirena e, ao mesmo tempo, já estar na menopausa. A ausência de menstruação isoladamente não permite diferenciar esses dois cenários.
incontinencia urinária feminina por esforço
Por Camila Cambiaghi 19 de dezembro de 2025
A incontinência urinária aos esforços é comum, mas não deve ser normalizada. Trata se de uma condição médica com causas definidas e tratamentos eficazes.
frouxidão vaginal e desconforto inimo
Por Camila Cambiaghi 17 de dezembro de 2025
Algumas mudanças são esperadas com o passar dos anos, mas desconforto íntimo e frouxidão não precisam fazer parte da rotina. Entenda.
Perimenopausa
Por Camila Cambiaghi 9 de dezembro de 2025
É possível estar entrando na menopausa mesmo menstruando. A perimenopausa é marcada por oscilações hormonais que provocam sintomas antes da última menstruação.
Névoa mental na menopausa
Por Camila Cambiaghi 2 de dezembro de 2025
Você sente dificuldade de concentração, sensação de que a mente está lenta, lapsos de memória e aquela impressão de começar várias tarefas sem concluir nenhuma?
saúde do coração na menopausa
Por Camila Cambiaghi 19 de novembro de 2025
A menopausa é uma etapa natural da vida, mas requer atenção especial ao coração. Entender o impacto da queda hormonal e adotar medidas preventivas é fundamental
emagrecimento fica mais difícil após os 40
Por Camila Cambiaghi 28 de maio de 2025
Você percebeu que está mais difícil manter o peso após os 40? Entenda por que isso acontece na menopausa e veja como ajustar sua rotina com saúde.
pólipos endometriais
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Saiba mais sobre os pólipos endometriais, lesões benignas que podem causar sangramento uterino anormal e infertilidade.
mioma uterino
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
Quer entender tudo sobre os miomas uterinos? Confira este conteúdo e saiba mais sobre essa condição que afeta diversas mulheres em idade reprodutiva
tratamento para mioma uterino
Por Camila Cambiaghi 12 de julho de 2023
O tratamento para miomas uterinos depende de diversos fatores e de questões pessoais de cada paciente, como o desejo de engravidar. Saiba mais!